Eventos

17ª Semana Nacional de Museus é realizada no Maranhão

A 17ª Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil de 13 a 19 de maio, contará com uma programação especial nos museus e casas de cultura em todo o Maranhão. A abertura oficial do evento está prevista para esta segunda-feira (13), a partir das 14h30, no auditório da Casa de Cultura Josué Montello, na área central de São Luís. Confira a programação completa.

O tema desta edição será “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições” que vai propor um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira.

Com atrações gratuitas e diversificadas, os museus oferecerão ao público atividades gratuitas como oficinas, exibição de filmes, ciclo de palestras, sarau cultural, exposições e visita mediada. As atividades acontecem em São Luís, Alcântara e Pindaré Mirim.

Na programação do primeiro dia, palestras e debates sobre técnicas tradicionais na cultura material do Maranhão, influência da arquitetura pombalina em São Luís e azulejaria no Maranhão.

Entre os palestrantes, Carlos Burnett, arquiteto e urbanista, professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Rose Panet, antropóloga, professora e cineasta; Margareth Figueiredo, arquiteta e professora da Uema; Letícia Castro, arquiteta e especialista em azulejaria.

Em São Luís, 10 equipamentos culturais do estado estão com programação especial. O Museu de Arte Sacra oferece, durante a semana, atrações como a cerimônia da Ceia Judaica e a oficina Memória e Envelhecimento, que faz parte do projeto do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) voltado para grupos da terceira idade. Tem, também, Cine Pipoca no Museu, com exibição do filme Barroco Mineiro e visitas mediadas à exposição permanente.

No Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia uma ótima pedida é a oficina de molde de dinossauro, no dia 16, às 15h. O espaço disponibiliza, ainda, visita mediada para as exposições de paleontologia, arqueologia e povos indígenas do maranhão.

Mais em Eventos


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!